sábado, maio 9

Câmara Setorial de Literatura - começando a trabalhar!

A Secretaria de Cultura criou um mecanismo de representação do artista riopretense, que fará uma ponte entre ele (o artista) e sua secretaria.
São as Câmaras setoriais. Em reunião com o secretário de cultura Deodoro Moreira, os representantes de cada segmento da cultura em Rio Preto e região, elegeram uma comissão para representá-los junto a esta Secretaria, discutindo projetos, tirando dúvidas, resolvendo problemas de forma mais organizada e eficiente.

A Câmara setorial de Literatura foi eleita no dia 26 de março, e já se prepara para botar a mão na massa, com projetos que pretendem levar o escritor até o leitor, divulgando seu trabalho, buscando um engajamento em projetos de incentivo e motivação à leitura, e fomentando em cada cidadão de nossa cidade o gosto pelas letras e a valorização da nossa literatura.
Espero que cada uma das Câmaras setoriais consigam levar adiante seus intentos, contagiando cada vez mais nossa cidade com o olhar sensível e criador do artista.
Precisamos da arte como fonte transformadora e renovadora da alma humana. Como ferramenta imprescindível na construção de um mundo mais humano e voltado para a preservação da vida.
Sucesso!

*************************************************************************************************

Na última segunda-feira, dia 04, no auditório do Centro Cultural “Prof. Daud Jorge Simão”, nossa Biblioteca Municipal, foi realizada a segunda reunião da Câmara Setorial de Literatura com os escritores de Rio Preto e região.
Na pauta, foram discutidas ações imediatas e também algumas que, a longo prazo pretendem levar o escritor até o leitor, fomentando o gosto pela literatura entre a população de nossa cidade.
Assim que a Câmara apresentar as sugestões ao Secretário Deodoro Moreira, será marcada uma nova reunião para que se possa dar andamento aos projetos aprovados pela Secretaria de Cultura.

Você que é escritor, que é leitor, e que se preocupa com a valorização da nossa literatura, e com o trabalho do escritor em nossa cidade, acompanhe, participe, divulgue.
Precisamos de você.

Monica San

Tem alguma sugestão? Escreva pra nós.

quarta-feira, março 25

Oficinas culturais

Acontecem entre os meses de abril e julho, três oficinas culturais desenvolvidas pelo jornalista e escritor Vicente Roberto Serroni. São elas:


OFICINA DE CULTURA GERAL "A MÚSICA E A HISTÓRIA: RELAÇÕES E DIÁLOGOS" – 40 vagas (E)

Coordenação: Vicente Roberto Serroni

13/4 a 29/6 – segundas feiras – 15h às 17h

Público alvo: interessados em geral

Faixa etária: adolescentes e adultos

Seleção: primeiros inscritos

Inscrições: 1 a 11/4

Local: EE “Antonio Carlos”

Endereço: Av. Wilson Veiga, s/n – Centro – Catiguá/SP



OFICINA DE PUBLICAÇÃO LITERÁRIA – 30 vagas (S)

Coordenação: Vicente Roberto Serroni

15/4 a 1/7 – quartas feiras – 19h às 21h

Público alvo: interessados com conhecimento intermediário na área

Faixa etária: adultos

Seleção: carta de interesse

Inscrições: 1 a 13/4



OFICINA DE PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO – 30 vagas (E)

Coordenação: Vicente Roberto Serroni

16/4 a 16/7 – quintas feiras – 15h às 17h

Público alvo: iniciantes na área

Faixa etária: adolescentes e adultos

Seleção: primeiros inscritos

Inscrições: 1 a 14/4

Local: Espaço Agente Jovem

Endereço: Av. Pedro de Toledo, 425 – Centro – José Bonifácio/SP

quarta-feira, março 18

Câmara setorial de literatura

Dando continuidade à criação das câmaras setoriais para cada uma das áreas das artes em Rio Preto a Secretaria de Cultura convida os escritores para reunião no dia 26 de março, às 19h, no auditório do Centro Cultural “Prof. Daud Jorge Simão”.
Em janeiro aconteceu reunião com as pessoas ligadas ao teatro e em fevereiro com os músicos.
Agora é a vez dos escritores indicarem seus representantes para desenvolver projetos adequados à realidade da administração pública.
É a primeira vez que um Secretário de Cultura dá essa abertura com possibilidade de engajamento para concretização de objetivos comuns.
O Secretário de Cultura Deodoro Moreira estará presente e conta com a participação de todos.


Serviço: Câmara Setorial de Literatura
Dia: 26 de março (quinta-feira)
Horário: 19:00 horas
Local: Auditório do Centro Cultural “Prof. Daud Jorge Simão” – Praça Cívica




Leia abaixo a carta do Secretário de Cultura (clique na imagem para ampliar):













terça-feira, março 3

Jornada Internacional de Mulheres Escritoras

Rio Preto prepara-se para a 2ª edição do evento literário, em abril

Rio Preto entra mais uma vez no calendário internacional de eventos literários com a realização da segunda edição da Jornada de Mulheres Escritoras, prevista para abril.

O evento reunirá representantes do Brasil, da Argentina, do Chile, da Costa Rica, da Espanha, de Honduras, do México, de Peru, de Portugal e da França. “Estamos confirmando os últimos convidados”, informa a produtora cultural Isabel Ortega, responsável pela coordenação geral do evento.
Para ela, a cidade tem potencial para abrigar eventos internacionais e não apenas no segmento cultural.

“O primeiro evento serviu para criar uma rede de informações, despertando o interesse de diversos setores da comunidade. É o nome de Rio Preto sendo levado para outros países.”
A produtora destaca o nível de interesse da classe literária de Rio Preto e região. “Imaginava que a cidade não tinha mais que cinco escritores. No entanto, 30 participaram da primeira edição”, pontua.

A realização da jornada é feita em parceria com o Sesc e conta com o apoio da Unesp e da prefeitura.
Segundo Isabel, a Secretaria de Políticas para a Mulher é o QG do evento.

Quatro lançamentos de livros estão confirmados neste ano e a proposta é ampliar a jornada a partir de 2010. “Além de Rio Preto, pretendemos realizar também três dias de encontro na cidade de São Paulo.”
Com o lema “A Igualdade Não é Uma Utopia”, a jornada não representa um confronto com os homens.
“O evento coloca as escritoras como protagonistas, mas também é aberto aos escritores. Os homens são muito bem-vindos”, ressalta Isabel.

Um dos aspectos da identidade da Jornada Internacional de Mulheres Escritoras é permitir o contato dos convidados com os mais diversos tipos de grupos sociais. “No ano passado, realizamos um encontro com cortadores de cana. Foi algo bastante positivo. O evento tem como proposta democratizar a informação”, afirma.

A programação da jornada será marcada por palestras, debates, café literário, lançamentos editoriais e exibição de vídeos.

2ª Jornada Internacional de Mulheres Escritoras
Quando: de 23 a 25 de abril
Onde: Sesc Rio Preto
Informações: (17) 3222-2041

(Informativo tirado do Jornal Bom dia)

segunda-feira, março 2

Sarau literário - aconteceu em Rio Preto.

************************************************************************************************************

Aconteceu na última sexta-feira, no saguão da Biblioteca municipal de Rio Preto, mais um Sarau literário. Realizado pela Cerp (cooperativa dos escritores de Rio Preto e Região) e pela Arpe (associação rio-pretense de escritores) foi mais um belo encontro entre os escritores da cidade e também amigos que acompanham de perto este trabalho de formiguinhas que vem buscando unir e organizar os representantes do setor literário da nossa cidade.

Entre considerações práticas sobre a representatividade dos escritores através da Arpe e da Cerp, e as declamações comoventes e alegres dos nosso poetas e declamadores, pudemos contar com um depoimento-desabafo emocionado e exaltado do presidente da Arpe, Manoel Messias, sempre ávido defensor da literatura e da cultura em nossa cidade e também um "puxão de orelhas" (carinhoso) e muito apropriado, da Secretária da Cerp, Walderez , nos lembrando que não adianta cobrar ações do prefeito e de secretarias se não somos unidos e não trabalhamos em torno de objetivos comuns.

Vale lembrar que nossos saraus têm data fixa no calendário da cultura. Acontecem na última sexta-feira de cada mês, e é aberto a todos os que queiram participar.
Cabe a cada um de nós fazer com que cada vez mais Rio Preto valorize e abra espaço para a literatura e para os escritores da cidade, através de ações conjuntas como divulgação e participação nos eventos promovidos pela secretaria da cultura e também pelas entidades representativas da classe, como a Cerp e a Arpe.

Fica o convite a todos! Participem!

Abaixo, as fotos do evento:

****************************************************************************************************************



















***************************************************************************************************************************************************************************















sexta-feira, fevereiro 13

Convite



Na foto, Sr Aquino, declamador sempre presente em nossos saraus

O encontro acontece no mesmo esquema dos anteriores: as mulheres levam os petiscos e os homens as bebidas

quinta-feira, fevereiro 12

Palavras do presidente Joventino Cardoso de Andrade

Caros escritores, colaboradores e leitores, a CERP, Cooperativa dos escritores de Rio Preto e região, vem alcançando o sucesso almejado e abrindo novos horizontes para cumprir suas metas. A principal delas é facilitar aos escritores a publicação de seus livros com tiragem sob demanda e a preço acessível.
Já contamos com a colaboração de três ilustradores e com a editora do nosso colaborador e amigo Paulo Resende, que fará as publicações em pequenas tiragens a preços de cooperativa para os associados da CERP.Também conseguimos dois pontos de vendas: a Graf-Art, onde há um expositor com preço, fone e email do escritor, e a loja Clima presentes.
É nosso objetivo agregar os escritores de Rio Preto e região, para que unidos tenhamos mais força junto aos órgãos competentes.
Contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da EMURB (Empresa Municipal Urbana) para expor nossos livros em pontos estratégicos da cidade, e também para a realização de eventos, como o Sarau literário, lançamentos, palestras e encontros. Agradecemos ao ex-secretário Pedro Valdecir Ganga pelo apoio e temos a certeza de que poderemos contar também com o apoio do atual secretário Sr. Deodoro Moreira, ao qual desejamos sucesso.

Estamos começando, somos um formigueiro e cada escritor é uma formiga carregando seu livro e levando literatura para o Brasil e para o mundo.

Joventino Cardoso de Andrade
Presidente da CERP

Entrelinhas

Entrelinhas