terça-feira, março 3

Jornada Internacional de Mulheres Escritoras

Rio Preto prepara-se para a 2ª edição do evento literário, em abril

Rio Preto entra mais uma vez no calendário internacional de eventos literários com a realização da segunda edição da Jornada de Mulheres Escritoras, prevista para abril.

O evento reunirá representantes do Brasil, da Argentina, do Chile, da Costa Rica, da Espanha, de Honduras, do México, de Peru, de Portugal e da França. “Estamos confirmando os últimos convidados”, informa a produtora cultural Isabel Ortega, responsável pela coordenação geral do evento.
Para ela, a cidade tem potencial para abrigar eventos internacionais e não apenas no segmento cultural.

“O primeiro evento serviu para criar uma rede de informações, despertando o interesse de diversos setores da comunidade. É o nome de Rio Preto sendo levado para outros países.”
A produtora destaca o nível de interesse da classe literária de Rio Preto e região. “Imaginava que a cidade não tinha mais que cinco escritores. No entanto, 30 participaram da primeira edição”, pontua.

A realização da jornada é feita em parceria com o Sesc e conta com o apoio da Unesp e da prefeitura.
Segundo Isabel, a Secretaria de Políticas para a Mulher é o QG do evento.

Quatro lançamentos de livros estão confirmados neste ano e a proposta é ampliar a jornada a partir de 2010. “Além de Rio Preto, pretendemos realizar também três dias de encontro na cidade de São Paulo.”
Com o lema “A Igualdade Não é Uma Utopia”, a jornada não representa um confronto com os homens.
“O evento coloca as escritoras como protagonistas, mas também é aberto aos escritores. Os homens são muito bem-vindos”, ressalta Isabel.

Um dos aspectos da identidade da Jornada Internacional de Mulheres Escritoras é permitir o contato dos convidados com os mais diversos tipos de grupos sociais. “No ano passado, realizamos um encontro com cortadores de cana. Foi algo bastante positivo. O evento tem como proposta democratizar a informação”, afirma.

A programação da jornada será marcada por palestras, debates, café literário, lançamentos editoriais e exibição de vídeos.

2ª Jornada Internacional de Mulheres Escritoras
Quando: de 23 a 25 de abril
Onde: Sesc Rio Preto
Informações: (17) 3222-2041

(Informativo tirado do Jornal Bom dia)

0 comentários:

Entrelinhas

Entrelinhas